Nome:
Localização: Lousã «-» Coimbra, Portugal

sexta-feira, março 17, 2006

Microcefalia

A microcefalia é um defeito no crescimento do cérebro. O cérebro (parte mole) está contido dentro do crânio (parte óssea). O crânio de um bebé, ao nascer, é formado por vários ossos interligados, mas não soldados. O cérebro consegue crescer porque as suturas que os ligam ainda não estão soldados. Caso se fechem precocemente ocorre o que se chama de craniossinosteose. A calota óssea do crânio acaba impedindo que o cérebro cresça, trazendo consequências graves para a criança. É a principal causa da microcefalia (tamanho do crânio abaixo do normal).

O pediatra deve medir o perímetro cefálico (circunferência do crânio) do bebé no nascimento e mensalmente, até que ele complete um ano. Esse é o período de maior aceleração, de toda a vida da pessoa. O perímetro cefálico (pc) aumenta dois centímetros por mês, no primeiro trimestre de vida; um centímetro por mês, no segundo trimestre e meio centímetro por mês, no segundo semestre, crescendo, portanto, 12 centímetros no primeiro ano, o que corresponde a cerca de 80% do seu total.

A chamada moleira (fontanela anterior) fecha a partir de mais ou menos seis meses a um ano e meio. É um dado a mais a ser observado, embora esse tempo de fechamento varie muito de criança para criança. O pc é o parâmetro clínico mais importante.

Outro dado a que o pediatra deve ficar atento é para a simetria do crânio, já que nem sempre todas as suturas estão fechadas por igual.

...

Hoje, com exames sofisticados como, por exemplo, a ressonância magnética, podemos ter a ideia exacta das condições do crânio.


O resto do texto pode ser visto aqui.

10 Deixe o seu comentário:

Anonymous Anónimo said...

olá meu nome é franciele severo nunes tenho 19 anos sou mãe pela primeira vez,e infelismente fui vítima de um
erro médico.
meu filho hoje tem 11 meses de vida é lindo mas infelismente foi vítima de um vírus que fes a causa de ter nascido com microcefalia!!!!
o vírus foi o citomégalovírus!!!mas com tudo oq aconteceu cada dia amamamos mai e mais ainda esse anjinho q deus colocou em nossas vidas!!!!

junho 13, 2008 8:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá meu nome é franciele severo nunes tenho 19 anos sou mãe pela primeira vez,e infelismente fui vítima de um
erro médico.
meu filho hoje tem 11 meses de vida é lindo mas infelismente foi vítima de um vírus que fes a causa de ter nascido com microcefalia!!!!
o vírus foi o citomégalovírus!!!mas com tudo oq aconteceu cada dia amamamos mai e mais ainda esse anjinho q deus colocou em nossas vidas!!!!

junho 13, 2008 8:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos.
Antes de mais parabéns pelo blog. É muitissimo importante a partilha que aqui se faz.
Depois de dias e dias passados a pesquisar na internet, quando vi este blog, foi como se visse uma luz ao fundo do túnel!
A verdade é que precisava muito da vossa ajuda.
Sou Educadora de Infância e adoro a minha profissão. Desde sempre (antes da licenciatura já era assistente) trabalhei com crianças com NEE. Na verdade é o que mais me preenche.
Este ano veio para a minha sala um menino lindo com três anos com microcefalia.
O meu A. como o vou chamar, em Setembro não andava e não dizia uma única palavra. Agora já anda, diz papá, mamã, xixi e palra até mais não!! Mas, o meu problema é que não sei na realidade quais as actividades mais indicadas para crianças com microcefalia. A Ed. de ensino especial é araro ir, e quando vai, limita-se a olhar!! Não o estimula. Quando falo com ela, a própria me diz que nunca tinha trabalhado com crianças tão pequenas...e a verdade é que penso que o interesse não é muito!!! Enfim, cada qual que fale por si! Quanto a mim o meu A. é o Sol do meu dia, agradeço todos os dias por ter vindo ter à minha sala. É muito meigo e faz-me sorrir todos os dias!
Assim, vinha pedir ajuda a quem já tenha algum tipo de experiência e que me possa ajudar com actividades, jogos....algo que faça com que o meu A. evolua todos os dias um pouco mais.
Grata pela atenção e compreenção,
Cordialmente, Cristina O.

dezembro 11, 2008 8:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi meu nome é lidiana sou mãe de um menino de 3 anos q tbm tem microcefalia. Olha voce pode usar brinquedos q encaxem,mostar figuras e falar seus nomes, ensiná-lo a dar thau, beijo,fazer careta. brincar com fantoche tbm seria legal,ensiná-lo a bater palmas,estimule no q ele tem mais dificuldades, unas massagens sria bom. bjss espero q ajude, um beijo para o "A"

março 29, 2009 12:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

boa noite
gostaria de saber se a cça com microcefalia,aparece na ressonancia magnetica, pois minha filha tem o pc menor, mas fez varios exames como ressonancia, tomografia, eletro, erros inatos do metabolismo só estou esperando ficar pronto o cariotipo...enfim, ela é mais atrasada pela idade, andou com 1a10meses (vai fazer 2 anos esse mes) interage com as colegas na escola, é inteligente, mas tem esse atraso na parte motora
obrigada

junho 11, 2009 4:45 da manhã  
Anonymous xana nunes said...

a minha bebe tem microcefalia vera. No caso dela é uma malformação genética e infelizmente não há muito a fazer a não ser estimular ao maximo. Neste momento tem 6 meses e tem um desenvolvimento normal mas pelo que sei no futuro o desenvolvimento altera. Algem me pode dizer se isto é mesmo assim, como foram notando as diferenças. Quero dizem tambem a todas as maes com filhos com este problema ou outros do genero que temos que ter muita força e coragem pois o amor que temos pelos nossos filhos pode ser parte da solução para que eles sejam muito felizes. é muito doloroso, todos os dios são uma luta, mas temos que ter fé.

fevereiro 10, 2011 3:29 da tarde  
Blogger minha vida said...

olá a todos(as),venho aki talvez p/ tranqüilizar algumas mães,eu tenho 2 filhas uma c/ 15anos e a outra c/ 10,ambas c/ microcefalia,toda angustia q vcs estão passando ,nos tbm passamos ,tomgrafias ,eletros ,cariótipos,diagnósticos evasivos......oq eu possso dizer a vcs é q estimulem seus filhos(as) o maximo q puderem,pois acho q foi isso q fez c/ q minhas filhas se desenvolvessem,quase q normal,hoje elas andam falam ,estudam em uma escola regular e fazem acompanhamento na APAE,é claro q elas sãos atrasadas,a de 15anos esta no quarto ano e a de 10 no terceiro ,ñ conseguiram se alfabetizar ,(ainda),mas sei q vão conseguir ,no tempo delas ,isso é importantissimo ,deixar eles (as) se desenvolver no tempo deles,se vcs quiserem ver elas dêem uma passadinha no meu orkut,lá tem muitas fotos delas, é (simonetavares2009),um abç a todos

março 06, 2011 2:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite,

Adoptei ha 8 meses uma menina com microcefalia vera. Ele fez 3 anos em Setembro passado. Tem algum atraso na fala mas percebe perfeitamente o que lhe dizemos tanto em Francês como em Português, lingua que só pratica desde Julho 2011. Ja diz muito bem "nao quero", "quero comer", "quero iogurte", "esta ali", Papa, Mamã, anda, vai embora, sabe algumas cores, diz "A E I O U", conta até 5, despe-se e veste-se sozinha, come sozinha e tem a mania da independencia e pede para fazer tudo sozinha ("coquinha" como ela diz :) )... Tanto as terapeutas como os medicos estão admirados pela sua capacidade de aprendizagem, e nós somos papás babados independentemente daquilo que ela vier a ser no futuro. Tratamos a nossa filha tal como tratariamos qualqer criança "normal" acrescentando às necessarias terapias (fala e comportamental) todas as actividades possiveis (ballet, piscina, idas ao teatro, cinema, concertos...). Acredito que todas as crianças tem um enorme potencial de desenvolvimento, restanos a nós pais, termos a capacidade de aprender com elas e evoluir com elas para que se sintam sempre felizes e valorizadas.

março 08, 2011 11:41 da tarde  
Anonymous Vera lucia amorim said...

Olá meu nome é Vera tenho uma bebe de um ano e um mês que é cardíaca, que ja passou por quatro cirurgias´para fazer com que ela tenha uma vida estavél,e sendo que da primeira cirurgia ela teve uma lesão no cerébro e causou microcefalia,mas graça a Deus ela está muito bem ja tenta falar alguma coisas,pois passo o dia inteiro estimulando-a faz acompanhamento na apae e é isso ai vou dar tempo para ela e tudo vai dar certo.Quem quizer saber mais da pequena Mariana Vitoria é só entrar na comunidade dela queé "MILAGRE"MARIANA VITORIA BJUS E ATÉ BREVE

julho 05, 2011 4:28 da tarde  
Blogger LTO's said...

Oi, tudo bem? Eu tive citomegslovirus na gravidez, meu bebé nasceu aparentemente normal, porém estamos fazendo acompanhamento dele, o seu bebé já nasceu com microcefalia ou foi diagnosticado depois? Estou muito preocupada, espero que possa me ajudar trocando experiências! Obrigada

dezembro 30, 2016 9:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home