Nome:
Localização: Lousã «-» Coimbra, Portugal

sexta-feira, junho 01, 2007

Audição...questões técnicas

Hoje tive de ir à baixa de Coimbra tratar de um assunto para a Festa da Família em que os Caracóis vai participar daqui a quinze dias.

Aproveitei a hora de almoço e resolvi ir à GAES, recomendado pela médica de ORL que viu o Pestanas, por causa das próteses auditivas.

Gostei muito do atendimento.

Comecei por solicitar informações porque a médica apenas receitou duas próteses auditivas mas não fez nenhuma especificação e que eu gostaria de saber como é que isto se processa.

Ele respondeu que os médicos trabalham assim...não receitam nada em específico...que eles ali é que analisam a pessoa e que procuram a solução mais adequada.

O senhor que me atendeu disse que o Pestanas teria de usar um aparelho auditivo retroarticular.

Perguntei se ele com esse tipo de aparelho não iria lá com a mão, mexer e retirar.

Ele respondeu que sim e que provavelmente tiraria e que o desmontava...ehehehe, mas acrescentou que normalmente quando as crianças sentem um benefício com algo acabam por o pedir.

...e habituam-se...eu acrescentei.

Perguntou-me se eu tenho o relatório de algum exame feito.
Respondi que ele apenas fez o dos potenciais evocados auditivos.

Ali teriam de fazer um audiograma...ou pelo menos tentar...com a idade dele é muito difícil ele colaborar.

Explicou-me que os potenciais apenas medem a frequência de 4000 a 8000 ( ou 2000 a 8000...já não me lembro) e portanto, abaixo disso ele até pode ouvir.

E eu a pensar que o exame dos potenciais era o mais completo e fidedigno.

Falou-me em soluções futuras para a sala de aula.

Com um sistema de bluetooth e um micro na professora, ele poderia ouvir perfeitamente mesmo que a professora se deslocasse dentro da sala.

Achei interessante a tecnologia ao serviço da saúde/educação.
Perguntei, no caso do Pestanas, como é que posteriormente se saberia se o som estava bem ajustado...ele não nos iria dizer directamente...
Ele respondeu que aí teriam de pedir a colaboração dos pais para estarem atentos às expressões dos olhos e para fazermos testes como deixar cair algo ou aproximarmos dele por trás e ver a reacção.
Falou-me nos preços que poderiam variar de "x" a "y" e que estaria incluída a assistência/consultas gratuitas durante os anos que fosse necessário.
Fiquei satisfeita com as explicações.
Entretanto aguardamos resposta por parte do HC em relação às ajudas técnicas.
Desconheço em que moldes serão atribuídas.
Se demorar muito, temos de avaçar sem elas.
Gostei do site do GAES.
Se clicarmos em "Conhece os seus ouvidos", mostra de uma forma engraçada o funcionamento do ouvido e como é transmitido o som.

Etiquetas:

3 Deixe o seu comentário:

Blogger @Memorex said...

finalmente aqui estou, uffa andei tão aterrefada com os trabalhos da universidade!

Nem cheguei a dar-vos PARABÈNS por 10 anos de casamento, muita paciência e AMOR :)

Como o tempo voa, a caracóis já faz anos?! Ena, vai ser uma FESTAÇA!

Nunca vi este aparelho, interessante como o design de equipamento evolue a um ritmo impressionante!!!

"Explicou-me que os potenciais apenas medem a frequência de 4000 a 8000 (ou 2000 a 8000) a sério?!?!?!?!

Estou estupefacta!!!
não vou além dos 4000 hz com as analógicas (coitadas das próteses, sou tão exigente)

Curioso, o implante coclear vai além dos 18.000 HZ (dá para acreditar?!)

Um beijão para ambos com muitooo carinhooo da Memorex.
Bom fim de semana cheios de sorrisos!!!

junho 01, 2007 10:18 da tarde  
Blogger Grilinha said...

Que engraçado...bluetooth ? Mas que bom, aplicar as novas tecnologias a ajudar a aprender. Que fantástico. Agora esperemos que contribuam para esse tipo de aparelho. Onde está a nossa segurança social qdo precisamos dela?Um grande beijinho

junho 04, 2007 12:07 da manhã  
Blogger __Isabel__ said...

Olá Memorex.
Bom regresso!
O que o audiologista disse-me foi que o exame dos potenciais evocados auditivos apenas abrange acima dos 2000 ou 4000 hz.
Isto despertou-me alguma esperança porque abaixo disso o meu filho até pode ouvir.
Pelo que entendi, só um audiograma é que consegue avaliar esta zona mas nestas idades é um pouco difícil obter a colaboração das crianças, mas tenho de tentar para poder tirar dúvidas.
Já sabes o que deu origem à tua surdez? É no ouvido médio ou interno? Sabes? Tenho curiosidade em saber.
Beijinhos

Grilinha, vou dar o meu contacto para me adicionares no messenger embora ultimamente não tenho ido lá, mas vou aparecendo.
Beijinhos!

junho 04, 2007 5:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home