Caracóis e Pestanas

Lilypie 6th to 18th Ticker Lilypie Kids Birthday tickers Daisypath Vacation tickers

Nome:
Localização: Lousã «-» Coimbra, Portugal

sexta-feira, abril 28, 2006

Vamos às "compas"?!


Hoje fui almoçar com o pai. Fomos ao Forum de Coimbra que abriu esta semana. Fica do lado oposto a esta paisagem. Mais um Centro Comercial nesta cidade que sobreviveu 10 anos sem nenhum de jeito e de repente vê-se com tantos...deve fazer cá uma confusão a muita gente...enfim...quando eu lá levar os Caracóis...isso é que vai ser!!!!

quinta-feira, abril 27, 2006

E o tempo passa...


À espera de um telefonema...

quarta-feira, abril 26, 2006

25 de Abril



Ontem passámos o dia em casa dos avós.

O pai não parou lá muito tempo. De manhã foi ver o resto da prova de jipes e à tarde foi ver as obras que estão a decorrer lá em casa.

Os Caracóis fartou-se de brincar toda a tarde com o vizinho de 4 anos.

O Pestanas também esteve bem disposto. Coloquei-o no triciclo dos Caracóis. Atei o sinto e ele equilibrou-se em cima. Ele bem que queria dar aos pedais mas só conseguia chegar a um com um dos pés...mas já dava o jeito. Só não se entendia com o guiador. Eu bem que colocava lá as mãozitas mas ele não queria agarrar. Por fim já colocava a mão direita em cima do guiador mas não agarrava.

segunda-feira, abril 24, 2006

Hein?

Os cãos são perigosos porque são maiores que os gatos.
Sabes porque são perigosos?
Para morder o rabo do gato.

Ai Caracóis...

Bolachas

Na sexta-feira de regresso a casa dei uma bolacha aos Caracóis. Passado um bocado só ouvia, vindo do banco de trás:
- Esta já está, esta já está, esta já está...
Olho para trás e vejo-a a trincar a bolacha por partes...é que a bolacha tinha a forma de uma flor e ela ía comendo pétala por pétala.

Conquistas

No sábado à noite cortei um bocadinho de cabelo ao Pestanas, só por cima das orelhas!
No Domingo, ele estava deitado no sofá e tirou a chupeta da boca, segurou-a, olhou para ela e depois largou. Apanhou-a, levantou-a, olhou novamente para ela e largou-a...e fez isto umas 5 vezes. Claro que para um bebé de 18 meses isto não é nenhuma façanha, mas para o Pestanas já é uma conquista. Continua pequenito, estou contigo!

Todo Terreno


A esta hora os Caracóis está a passear no meio da serra com o pai a ver a prova de jipes. ( Uma nota: o pai está de férias esta semana!)

sexta-feira, abril 21, 2006

Rotina da noite

Com o Pestanas passa a ser assim:
1. Colocar o microlax e massajar a barriguita...esperar e esperar que faça um dejecção.
2. Limpar o nariz ( água do mar/ soro e aspirar se necessário)
3. Fazer a máscara
4. Tomar o antibiótico
5. Tomar o leitinho mas não esquecer o Leite de Magnésia Phillips

Ontem à saída do infantário

- Então foste passear hoje?
- Fui. Vi cavalos e vacas, as vacas cheiram mal e fazem assim: m-u-u-u-u-u-u e eu quase que me assustei. O cavalo fez cocó e pôs o em cima.

Que bom os meus Caracóis ter boas recordações! Tirando estas recordações, gostou de andar de batacarro ( não é batacarro é camioneta - diz ela) e até recebeu um certificado de presença na Quinta do Caracol.

Paz


Encontrei esta imagem e achei-a "peaceful".

quinta-feira, abril 20, 2006

"Cem" comentários

Dia de passeio


Os Caracóis foram passear hoje à Quinta da Conraria para ver e conhecer os animais na sequência do tema deste ano que é o circo. Hoje foi o pai levá-la ao infantário e pelo que soube ficou toda contente por ir ver os animais no popó grande da escola. Estou curiosa por saber como correu o passeio...finalmente tiveram a oportunidade de sair e ela com os colegas.

Mais uma manhã

Chegámos ao HP às 9.05 e às 9.20 já tinha feito o check-in…esperámos… e só lá para as 10.20 chamaram o Pestanas. A enfermeira fez umas perguntas e disse para aguardar no corredor…esperámos mais um bocado… e às 11.00 a médica chamou o Pestanas. Muito simpática, gostei dela. Chamou o especialista a quem entreguei a carta no outro dia. Estiveram a trocar opiniões e depois ele pediu-me para colocar o menino em pé de lado, virado de trás e depois de frente. Tem sinais de ter a Doença Celíaca. A médica auscultou-o e receitou um anti-biótico por causa das secreções e tosse. É para fazer de 8/8 durante 10 dias. Preencheu três folhas com as análises a fazer. Os resultados destas análises só se sabem daqui a uma semana. A médica ficou com o meu nº. de telemóvel e assim que souber o resultado liga-me. Consoante o resultado, ou avança para uma biopsia ao intestino com anestesia (mas antes disso tem de curar o que tem nos brônquios e ver com o cardiologista a situação ) ou tem outra consulta para ver melhor o que se passa. Se a biopsia confirmar o que se suspeita começa então a dieta e será para o resto da vida. A seguir à consulta fomos para a porta da sala de colheitas…esperámos pela nossa vez…entrámos e conseguiram tirar sangue do braço…entretanto ele engasgou-se com tanto choro e secreções. Tive de repente de virar a cabeça dele para o lado…e ele continuava a chorar. Depois disto ainda fomos marcar a próxima consulta que ficou para o dia 18 de Maio (…desculpa lá Caracóis). Só saímos de lá às 12.00. Fiz o caminho a pé até ao sítio onde estava o carro estacionado…e o Pestanas, pareceu que estava a gostar do passeio. Fomos ter com o avô a meio caminho e depois fui almoçar…finalmente!

quarta-feira, abril 19, 2006

Parabéns


O Pestanas pede para desejar um dia muito feliz à Madrinha!
Um beijinho do Pestanas e dos Caracóis e outro beijinho de cada um à Tia F. que também faz anos hoje! Parabéns Tia.

terça-feira, abril 18, 2006

Na Expectativa

Os Caracóis: Regresso às “aulas” após um pequeno período de férias. Levou hoje os puxinhos cor-de-rosa que a Tia T. ofereceu agora na Páscoa. Foram um sucesso. Muita gente reparou e comentou como eram giros! Chegámos tarde hoje, ainda por cima esqueci-me do iogurte para logo, disseram que iriam arranjar um, vamos ver. Antes de sair de casa ainda comeu uma “bolacha com chocolate”. Tinha fome, disse ela, agora anda sempre com fome.
O Pestanas: Pelo contrário, tem fome mas não engorda. Ontem fomos à consulta. As notícias não foram boas, perdeu novamente peso e não cresceu/desenvolveu nada significante. O Pediatra olhou para a barriga inchada e para as pernitas magrinhas e disse que apresentava um quadro de desnutrição. Falou-nos a doença celíaca e passou uma carta para entregarmos ao especialista de gastrenterologia do Hospital Pediátrico. Fui lá hoje de manhã e marcaram uma consulta às 9h já esta quinta-feira. Como não podia deixar de ser, fui pesquisar na net e saber um pouco mais. Isto foi o que encontrei:

A Doença Celíaca

O que é?
É uma intolerância permanente (por toda a vida) ao glúten, que se manifesta em algumas pessoas, crianças ou adultos, com predisposição genética. Ocorre uma grave alteração no intestino delgado que impede a absorção dos alimentos.
Quando aparece?
Pode surgir na infância, geralmente durante o primeiro ao terceiro ano de vida, ou manifestar-se em qualquer idade, inclusive no adulto.
Como se manifesta?
Os sintomas mais comuns são diarreia, emagrecimento e parada do crescimento, mas em algumas crianças podem ocorrer vómitos, anemia que não cura com tratamento, ou até mesmo "prisão de ventre", sempre associados à baixa estatura. A criança fica irritada, sem apetite, com o abdómen distendido e bastante emagrecida, com sobras de pele, principalmente nas nádegas. O adolescente costuma ter pouco ou nenhum sintoma.

Para maiores desenvolvimentos ver aqui e aqui e aqui também.

Que chatice, logo agora que o Pestanas até anda mais brincalhão e chama por nós para brincar. Tenho por objectivo agora mantê-lo feliz e sem dor, embora esta questão da alimentação começa a ultrapassar o meu controlo e isto perturba-me. Quando a criança não come, coloca-se uma sonda e alimenta-se por aí ou faz-se um furinho no estômago. Quando é problema de má absorção, quê fazer?...e se não houver medicação para ultrapassar isso?...é deixá-lo desaparecer?...eu não consigo…

segunda-feira, abril 17, 2006

Páscoa Feliz


Passámos o Dia de Páscoa em casa dos avós maternos. Há uma semana que não via os Caracóis, achei-a grande, forte, crescida. Conversa muito. Estava bonita com o vestido novo que comprei para este dia. Brincou muito com o primito, que também está engraçado, traquinas. Adormeceu no caminho de regresso a casa. Assim que chegámos, foi logo para a cama. Passou uma noite sossegada na sua caminha.
O Pestanas é que não anda nada bem. Passou a semana a fazer febre que chegava aos 39ºC dia sim dia não. Passou o fim-de-semana a recusar a comida, mas o biberão das papas bebia sem reclamar...parece que já distingue muito bem o que quer. Ainda anda com uma tosse chata que não dá tréguas. Hoje vamos ao Pediatra, a consulta dos 18 meses, fazer novos registos e ver o que ele acha da tosse, da respiração e dos dentes ( tem uma gengiva bastante inchada, até parece que está deformada).

quinta-feira, abril 13, 2006

E eu a trabalhar...

O Pestanas andou bem disposto ontem. Já brinca com a chupeta na boca e lança para fora ou tira com a mão e larga. Começa a ser brincalhão.
Os Caracóis também me parece que anda bem na casa dos avós. A esta hora deve estar a massacrar o juízo à Tia I.

quarta-feira, abril 12, 2006

Resumo

SEXTA-FEIRA, ABRIL 07, 2006
A manhã passada no Hospital Pediátrico
Comecei a fazer máscaras em casa com o Aerochamber Plus e com Atrovent PA
SÁBADO, ABRIL 08, 2006
Fim de tarde na Exposalão (Batalha) com os Caracóis a ver a feira Expolazer - 2º Salão Nacional de Caravanismo, Campismo, Desporto e Lazer
DOMINGO, ABRIL 09, 2006
O Pestanas faz 18 meses
Os Caracóis foi passar a semana com o avós maternos
SEGUNDA-FEIRA, ABRIL 10, 2006
O Pestanas faz uma ligeira febre ( sub-febril)
TERÇA-FEIRA, ABRIL 11, 2006
O Pestanas faz febre de 39ºC.

terça-feira, abril 11, 2006

Net

Não houve internet para mim estes dias. Sexta-feira quis deixar um post, estava prontinho e no momento de publicar...bum...foi-se abaixo a ligação. A rede aqui no local de trabalho anda embrulhada...agora consegui...vou aproveitar!

quinta-feira, abril 06, 2006

Notas de avaliação

Já tenho as notas dos caracóis!
Recebi o envelope fechado ontem, meio intrigada com o que seria...depois abri e vi que eram as notas - "Já?..." - pensei, "...pois claro...estamos na Páscoa ( estamos na Páscoa!)" - mais um período para avaliações, ainda há pouco foi o Natal e a primeira avaliação. Fiquei mais satisfeita com as notas desta vez...tudo S ( não...não é satisfaz...significa Sempre - cumpre os objectivos sempre) e teve alguns V a música ( cumpre os objectivos às vezes, quando quer). Não teve nenhum D ( não cumpre os objectivos). Parabéns Caracóis...continua assim que vais longe!

Esquerda, direita, left, right...

Ontem no regresso a casa, por uma estrada secundária cheia de curvas, dizia os caracóis:
- Mãe...esquerda...
- Direita...
e não é que acertava!

Tanta chuva!



Espero que esta chuva toda limpe de vez o pó do pinheiro e leve com ela os espirros!

terça-feira, abril 04, 2006

Espirros

O Pestanas continua com muito corrimento a sair do nariz e a espirrar.
Os caracóis também um pouco e a espirrar.
Eu a espirrar.
O Pai a espirrar.
Será o pó do pinheiro????

segunda-feira, abril 03, 2006

O Porquinho


Já tive de aprender outra canção:

O porquinho foi à feira
sem ter nada para comprar.
Comprou uma cadeirinha
para a irmã se sentar.
A irmã se sentou,
a cadeira rebentou.
O porquinho ficou triste
com o dinheiro que gastou.

Frase do fim-de-semana

- Quando eu fizer anos quero muitas prendas...quero um avião, um carro, uma mota, um jipe…e cuecas! (hihihhi)