Nome:
Localização: Lousã «-» Coimbra, Portugal

sexta-feira, junho 15, 2007

E esta heim?...

NUNCA entrar de novo no seu veículo durante o abastecimento de gasolina.
Energia Estática.
Em suma, aqui vão as Três Regras para o Abastecimento Seguro
1) Desligue o Motor
2) Não Fume
3) Não retorne ao seu carro durante o abastecimento
O Petroleum Equipment Institute, está envolvida numa campanha que intenciona informar as pessoas do risco de incêndios resultantes da "eletricidade estática" em postos de gasolina. A empresa, já investigou 150 casos desse tipo de incêndio.
Os resultados foram surpreendentes:
1) Em 150 incidentes, quase todos envolveram mulheres.
2) Quase todos incidentes ocorreram quando uma pessoa reentrava seu veículo enquanto a pistola da bomba ainda estava a bombear gasolina. Depois de concluído o abastecimento, essa pessoa retornou para retirar a pistola e o incêndio foi iniciado por causa da estática.
3) A maioria dessas pessoas usava sapatos com solas de borracha.
4) A maioria dos homens nunca entra de novo em seu veículo até que o abastecimento tenha sido completamente terminado. Essa é a razão porque os homens raramente estão envolvidos nesse tipo de incêndio.
5) São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios, quando submetidos a cargas estáticas.
6) Houve 29 incêndios em que o(a) motorista entrou de novo no veículo e pistola foi tocado durante o abastecimento, isso tendo ocorrido em uma grande variedade de marcas e modelos.
Alguns desses casos resultaram em danos significativos pra o veículo, para o posto de gasolina, e para o consumidor.
7) Dezassete incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a tampa do tanque ter sido removida e antes que o abastecimento tenha sido iniciado.
8) A electricidade estática produz-se quando um passageiro fricciona as suas roupas contra o tecido dos assentos, ao entrar ou sair do veículo. Para evitá-lo, é recomendável que NINGUÉM entre ou saia do veículo enquanto se está a realizar o reabastecimento. Somente devem fazê-lo ANTES de começar, ou quando o reabastecimento já terminou e foi colocado o tampão do depósito.
9) REDOBRE AS PRECAUÇÕES se a gasolina se derramou ou salpicou o pavimento junto à bomba. Imediatamente se geram vapores altamente inflamáveis, que podem incendiar-se devido a chispas de electricidade estática, por ligação de equipamentos electrónicos (telemóveis, comandos à distância, etc.) ou pela activação da chave de ignição do veículo. ANTES de pôr novamente em marcha o motor, a gasolina derramada deve ser recolhida ou neutralizada pelo pessoal da estação de serviço.
A Petroleum Equipment Institute enfatiza a instrução de NUNCA entrar de novo no seu veículo durante o abastecimento.
No caso de haver uma necessidade absoluta de entrar no seu veículo durante o abastecimento, nunca se esqueça de, após fechar a porta, TOCAR EM UM METAL EM CONTACTO COM O SOLO, antes de retirar a pistola da bomba. Através desse gesto simples, descarregará a sua electricidade estática antes de remover a pistola.
Como mencionado acima, o Petroleum Equipment Institute, junto com muitas outras companhias, está realmente tentando conscientizar a todos deste perigo. Poderão obter maiores esclarecimentos aqui.
Tenham isto em atenção especialmente aqueles que transportam crianças enquanto atestam.
Se isso ocorrer, talvez não sejam capazes de tirar as crianças do carro em tempo de salvá-las.
Para vídeos reais, visitem o Youtube.

Etiquetas:

1 Deixe o seu comentário:

Anonymous Anónimo said...

Pois é! o melhor mesmo é comprar um carro híbrido, ao menos esse já está habituado ás electricidades.......

junho 15, 2007 4:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home