Caracóis e Pestanas

Lilypie 6th to 18th Ticker Lilypie Kids Birthday tickers Daisypath Vacation tickers

Nome:
Localização: Lousã «-» Coimbra, Portugal

sexta-feira, março 31, 2006

Ai a minha gata!

Nos semáforos comecei a folhear uma revista de decoração.
Depois diz os caracóis:
- Eu também quero ver.

A meio do caminho diz:

- Olha, a minha gata gosta desta banheira...é gira!

Paragem obrigatória

Hoje de manhã, ao passar em Foz-de-Arouce, reparei num carro parado num largo que há lá. Uma mãe em pé a olhar para baixo e uma menina sentada...no pote.
Já tive de fazer paragens de emergência...mas nunca com tanta sofisticação!

Resultado da Consulta

Afinal o Pestanas ontem foi visto pelo Fisiatra que o viu no ano passado. Testou o reflexo das pernitas e dos pés, colocou-o sentado para ver se ele se mantinha sozinho ( manteve-se pouco tempo, caiu para trás e numa segunda tentativa caiu para a frente ). Perguntou se ele já transferia objectos de uma mão para outra ( à qual eu respondi que ele ainda não domina isso muito bem ) e perguntou se ele busca os objectos e se já foi visto por um especialista dos olhos ( à qual eu respondi que sim, duas vezes no ano passado e tem marcado outra consulta agora para Maio). Demorei mais tempo cá fora à espera do que lá dentro. O médico diz que ele está melhor desde a última que o viu, que já segura bem a cabeça e que é para continuar com a fisioterapia. Previsões...não as dá porque pode falhar e não quer criar ansiedade nos pais se não se concretizar...por mim tudo bem!

quinta-feira, março 30, 2006

Há sítios bonitos também em Portugal




Marriott Beach & Golf Resort, Praia d'El-Rei - Óbidos

Podem ver mais aqui.

Os meninos do batael...

- Quando eu for grande também vou para o batael... ( batael = A.T.L. )

Consulta

O pestanas tem hoje consulta de fisioterapia na ARCIL - Lousã.

quarta-feira, março 29, 2006

Vai ou não vai?

À noite:
- E então...não ponho a fralda hoje?...
- Se calhar é melhor a falda

Actualização

O pestanas com febre
Os caracóis com tosse
Eu com dor de garganta
O pai a espirrar!

terça-feira, março 28, 2006

Infecções

Faz hoje um ano que o pestanas foi internado no Hospital Pediátrico de Coimbra pela primeira vez com uma infecção bacteriana. Tínhamos ido às urgências essa noite…ele tinha estado a fazer febre nos últimos quinze dias, uma febre intermitente.
Foi para o infantário pela primeira vez no dia 10 de Março, embora só depois de uma consulta na Maternidade Dr. Daniel de Matos para fazer uma ecografia aos rins para verificar a evolução da ectasia piélica ( estava a evoluir favoravelmente ). Já no monovolume acabou por bolçar e sujou-se todo logo no primeiro dia de infantário! Uma chatice. No final da semana já andava com o nariz entupido e com bastante corrimento. No fim-de-semana começou a fazer febre…no final da semana foi ao pediatra dele, que receitou um antibiótico…ele tomou-o durante a semana a seguir e depois começou a fazer febre ( o que não é suposto acontecer )…e isso levou-nos a ir ao H.P. Foi visto pela Dra. Alice que ordenou o internamento à meia-noite. Fomos encaminhados para a S.O.1 – cama 1…ai a cama 1…aquela cadeira destinada aos pais que não dava apoio nenhum e que ficava junto à secretária de apoio às enfermeiras, zona de passagem, nem dava para esticar as pernas…um pesadelo! Fiquei eu a primeira noite e depois revezamos. Inicialmente não sabiam o que ele tinha e optaram por administrar um antibiótico intravenoso de largo espectro. Ficou em observação uns dias e obteve alta no dia 31 de Março por volta das 18h00, mas foi com o cateter para casa colocado no braço ( ou foi no pé?), e regressou ao H.P. nos dias seguintes por volta das 15h00 para continuar com o antibiótico. Já não tinha febre esses dias.

Ai caracóis

- O mano não bebe água por isso não cresce, não é mãe?
Eu cresço...eu bebo…água…, cerveja, cola…

- Ó pai deixa pobar a tua ceveja!...hum é bom, só mais um!

- Não preciso da fralda à noite...

segunda-feira, março 27, 2006

Passarinhos

Passei o domingo à tarde a cantar:

Passarinhos a bailar
mal acabam de nascer
com o rabinho a dar a dar
piu piu piu piu...

No fim os caracóis pediam:

- Outra vez

Passarinhos a bailar
mal acabam de nascer
com o rabinho a dar a dar
piu piu piu piu...

- Outra vez

Passarinhos a bailar
mal acabam de nascer
com o rabinho a dar a dar
piu piu piu piu...

- Outra vez...

Domingo

Mãe...há bichos na sala...e têm pistola!

O passeio em família

Foi bom ir a Aveiro no sábado e passar a tarde com a tia I. e o namorado. É um pouco complicado sairmos os quatro, mas soube bem, arejar a cabeça com a família. Os caracóis e o pestanas portaram-se bem! Os caracóis piorou um pouco da constipação, o pestanas ficou com o nariz entupido e queixa-se da barriga e a mim, dói-me um pouco a garganta!

Karaoke



Na semana passada na aula de música, o professor terminou a aula e perguntou quem queria cantar ao microfone e fazer karaoke…um momento de silêncio…todos envergonhados e nisto saltam os caracóis:
- Eu quero!

Lá foi…dar espectáculo… e cantar: “ Quando acordei…”

Tenho de comprar um DVD de Karaoke e um microfone destes.

Tenho uma menina linda

Na semana passada serviram uma sopa de feijão verde na cantina da escolinha. Parece que a sopa tinha pedaços longos de feijão e os miúdos ou não queriam ou tinham dificuldade em comer. Quando a Educadora chegou ao pé dos caracóis, já esta tinha comido a sopa toda sozinha e o feijão todo!

sexta-feira, março 24, 2006

Chupetas


Os caracóis não larga a chupeta à noite. Eu sei…é uma desgraça…quase a fazer 4 anos e ainda dorme de chupeta à noite (pelo menos é só à noite). Por vezes diz que vai por no lixo, mas na hora, não dispensa o instrumento. Os filhos das minhas amigas passaram todos por uma situação que os obrigou a largar a chupeta como por exemplo: a um menino, a chupeta caiu na sanita e a uma menina, foi o dentista que lhe pregou um susto. Ainda estou à espera de um acontecimento natural mas nada. Como hei-de fazer para convencê-la a largar aquela peça de borracha???…ainda por cima está a deformar a boca e julgo que é isso que agora está a provocar uma reacção alérgica à volta dos lábios.

A propósito encontrei isto.

Desvios

Hoje no caminho para Coimbra, fomos obrigados a fazer um desvio. Estava um militar da GNR a interromper o caminho, não sei se eram obras na estrada ou manutenção das bermas, o certo é que tivemos de subir a serra e andar lá às voltas…eu fui atrás dos outros…é sempre a melhor táctica. De repente os caracóis exclamam do banco de trás:
- Isto não é a estrada da minha escola…eu quero ir para a minha escola.

A meio do caminho diz:
- Mãe, tens de arranjar a camisola do mandor de leãos

Má disposição

O Pestanas anda mal disposto. Ontem de manhã não terminou o biberão do leite, almoçou bem, lanchou e pouco antes do jantar vomitou. Talvez na sequência de ter tomado o Lasix em cima do lanche e não antes deste. A seguir fez uma descarga intestinal abundante. Os intestinos dele passaram a tarde toda a manifestarem-se. À noite, provou o leite com o Leite de Magnésia Phillips, e ficou enojado…acabou por vomitar um pouco e não quis o resto do leite. Talvez ande mal disposto porque aumentei a dose para 20ml para ver se ele consegue evacuar sozinho…mas acho que está a provocar distúrbios intestinais. Esta noite dormiu comigo mas esteve muito irrequieto…de manhã bebeu o leite um pouco a custo.

Para sonhar um pouco...


Welcome to Four Seasons Resort Maui at Wailea Hawaii


Vale a pena ter muitas posses!

quinta-feira, março 23, 2006

Chuva


Dia de muita chuva.
A caminho da escolinha os caracóis a dominar o guarda-chuva ( por vezes engana-se e ainda diz balão ), lá foi contente e orgulhosa!

quarta-feira, março 22, 2006

É o 81º dia do ano. Faltam 284 para acabar o ano.


Hoje é Dia Mundial da Água.
Espero que chova muito para regar as minhas plantas.
Ontem foi Dia Mundial da Floresta.
A escolinha dos caracóis tinha programado um passeio à mata envolvente da escola, mas o tempo ameaçava chover e para além disso estava o piso molhado e optaram por não ir...mas os caracóis queriam ir...e lá tive de explicar que, no dia em que fizer sol, pode ser que a Educadora os leve a passear. Hoje comentou:
- Está a chover...não posso ir hoje passear...ai a chuva anda a brincar comigo!

terça-feira, março 21, 2006

Momento lúdico

Ó mamã, é Jesus que nos dá o pão de cada dia?
- É, meu filho !
- E é a cegonha que traz os bebés?
- É, meu filho !
- E é o Pai Natal que nos traz os brinquedos?
- É, meu filho !
- Então para que serve o papá?!...

segunda-feira, março 20, 2006

Pensamentos de fim-de-semana

No carnaval, eu quero ser mágica, bailarina, palhaço e mandor de leãos

Dia do Pai


Os Caracóis e o Pestanas contribuíram para um Dia do Pai bem passado!

sexta-feira, março 17, 2006

Microcefalia

A microcefalia é um defeito no crescimento do cérebro. O cérebro (parte mole) está contido dentro do crânio (parte óssea). O crânio de um bebé, ao nascer, é formado por vários ossos interligados, mas não soldados. O cérebro consegue crescer porque as suturas que os ligam ainda não estão soldados. Caso se fechem precocemente ocorre o que se chama de craniossinosteose. A calota óssea do crânio acaba impedindo que o cérebro cresça, trazendo consequências graves para a criança. É a principal causa da microcefalia (tamanho do crânio abaixo do normal).

O pediatra deve medir o perímetro cefálico (circunferência do crânio) do bebé no nascimento e mensalmente, até que ele complete um ano. Esse é o período de maior aceleração, de toda a vida da pessoa. O perímetro cefálico (pc) aumenta dois centímetros por mês, no primeiro trimestre de vida; um centímetro por mês, no segundo trimestre e meio centímetro por mês, no segundo semestre, crescendo, portanto, 12 centímetros no primeiro ano, o que corresponde a cerca de 80% do seu total.

A chamada moleira (fontanela anterior) fecha a partir de mais ou menos seis meses a um ano e meio. É um dado a mais a ser observado, embora esse tempo de fechamento varie muito de criança para criança. O pc é o parâmetro clínico mais importante.

Outro dado a que o pediatra deve ficar atento é para a simetria do crânio, já que nem sempre todas as suturas estão fechadas por igual.

...

Hoje, com exames sofisticados como, por exemplo, a ressonância magnética, podemos ter a ideia exacta das condições do crânio.


O resto do texto pode ser visto aqui.

Conversas Matinais

Mãe...eu quero entrar na televisão para brincar com os bonecos...
Eu posso...sou pequenina...
Mãe...depois vês-me na televisão.

Mãe...não é dia de Pai Natal porque tu não pões a árvore.

Mãe...os cãos não precisam de guarda-chuva, pois não?...
Estragam...e os gatos também não...têm unhas...

Eu tenho um macaco que faz: cu-cu,qué-qué e refilão.

Nova terminologia

Ressonância crânio encefálico

O Pestanas e a Noite

Passou a noite a choramingar, a dormir mas a choramingar.
Tinha as mãos frias mas não tinha febre.
Às 6 da manhã resolvi dar 2.5 ml de Brufen.
Sossegou.
A partir daí consegui dormir uma hora.
Houve mudança de tempo esta noite...deve ter afectado os dentes.
Digo eu.

quinta-feira, março 16, 2006

Conversas de Monovolume

Mãe, quero um jipe pequeno p'ra levar p'ra praia, um peixe e um barco...
...hoje não é dia de Pai Natal, pois não Mãe?...
...Mãe...olha...tenho outra dor a crescer na perna...
Mãe, tu estás à frente e eu estou cá atrás.

O Pestanas

Dorminhoco todo o dia de ontem...
À noite, temperaturas acima dos 37.5º...chegou aos 39º.
Um supositório Ben-U-Ron antes de deitar.
Passou a noite queixoso.

quarta-feira, março 15, 2006

Começa sempre um dia!

Afinal é hoje.
Começo o meu blog.
O título, claro que refiro-me aos meus filhotes!